As ruas do palhaço são as ruas do povo

Cia Volta Seca leva seus espetáculos para as feiras populares de Cuiabá

Durante o mês de julho, a Cia Volta Seca de Teatro e Circo fará 15 apresentações do espetáculo O Circo Mambembe das Ruas do Coração de um Palhaço nas feiras populares dos bairros de Cuiabá e Várzea Grande. O projeto conta com recursos da FUNARTE (Fundação Nacional das Artes) recebidos com o prêmio Carequinha de Estímulo ao Circo.

As feiras foram escolhidas pelo grupo por serem espaços de circulação e lazer importantes nos bairros. Nesses espaços itinerantes, onde a comunidade se encontra, são comercializados diversos tipos de produtos, de CD`s até alimentos. Os palhaços são artistas que brincam com o cotidiano do povo, seu jeito atrapalhado interage com a dinâmica complexa e desorganizada da feira livre.

O grupo considera importante a criação de alternativas para o consumo cultural. “Os aparelhos culturais ficam afastados de bairros como Osmar Cabral, Tijucal, e Industriário. As peças de teatro geralmente acontecem à noite, e depois de um dia de trabalho, fica difícil pegar um ônibus que demora pra voltar pra casa.” conta a produtora do espetáculo Flavianny Tiemi. O projeto foi bem recebido pelos coordenadores das feiras, já que os espetáculos devem motivar o público.

Nas apresentações, o palhaço brincante Mateus, personagem extraído dos festejos do reisado, é quem começa as cenas. Ele convida a conhecer a sua vida de palhaço, de viajante e retornar para o mundo encantado das princesas e dragões com o teatro de mamulengo. A música e a dança ficam por conta dos bichos do cerrado, o boi, o tamanduá, a burrinha, o jaraguá (animal da mitologia popular brasileira) e a boneca de pano Lumira.

Programação

Jardim Vitória – 02/07, 19h

Jardim Industriário – 03/07, 19h

Praça Santos Dumont – 04/07, 19h

Planalto – 06/07, 19h

Poção – 07/07, 19h

Tijucal Setor 1 – 08/07, 20h

Recanto dos Pássaros – 09/07, 20h

Residencial Paiaguás – 10/07, 19h

CPA 2 – 11/07, 9h

Coophema – 13/07, 19h

Bela Vista – 14/07, 19h

Osmar Cabral – 15/07, 19h

Parque Cuiabá – 16/07, 20h

Centro Várzea Grande – 17/07, 19h

Cristo Rei – 18/07, 9h

Anúncios
Essa publicação foi escrita por Flavianny Tiemi e publicada em 06/29/2010 às 21:56. Está arquivada em Espetáculos e marcada , , , , , . Guarde o link permanente. Seguir quaisquer comentários aqui com o feed RSS para este post.

Uma opinião sobre “As ruas do palhaço são as ruas do povo

  1. Pingback: O Circo mambembe das ruas do coração de um palhaço | Flavianny Tiemi

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: